segunda-feira, 4 de julho de 2016
Manto Jubilar de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná
Em solene novena da Festa de Nossa Senhora do Rocio, 12 de novembro de 2014, na presença de incontáveis fiéis e sacerdotes redentorista, o Santuário do Rocio recebeu das mãos do artesão Fábio Ítalo o manto que encerra o Jubileu dos 200 anos da Festa do Rocio e abre o tríduo em preparação para os 40 anos de declaração da Mãe do Rocio como padroeira do Paraná.
A cada troca do manto de Nossa Senhora do Rocio, revela a beleza do Sagrado e nos conduz ao mistério da fé que desperta em nós devotos encantamento e esperança, afirma padre Sérgio Lima, Redentorista que trabalha na Pastoral do Santuário do Rocio.
Para Fábio Ítalo, o manto 2014 homenageia a tradicional e solene procissão de Nossa Senhora do Rocio de ida e retorno da Catedral, que comera 200 anos.
Manto em detalhes
Borda – Toda a borda do manto representa as ondas do mar.
Conchas – As conchas estão espalhadas no entorno do manto, próximo as correntes de águas cristalinas. Elas representam Maria que concebe no seu seio a pérola: Cristo, o Rocio.
Pérola - A pérola é a jóia mais preciosa, é empregada como símbolo de salvação, o bem mais precioso e valioso que temos: Jesus Cristo e o Reino de Deus, Mt 13, 44-55. O manto é repleto de pérola.
Medalhões – Do lado esquerdo está a Catedral de Nossa do Rosário, já do direito a Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Ambos foram pintados em aquarela pela paranaense Ana Gusso. Já atrás do manto, temos o brasão do Papa Paulo VI que declarou em 1977 Nossa Senhora do Rocio Padroeira do Paraná a pedido do povo, das autoridades eclesiásticas e civil.
Cores do Manto – A cor usada fala da presença de Deus na vida de Maria, de seu amor e ternura, baseado no tema da festa: Mãe do Rocio, ternura de Deus.
O Broxe – é uma coroa, que simboliza Nossa Senhora do Rocio rainha do estado do Paraná.
Material usado no manto – cetim italiano, miçangas, vidrilhos, grãos de arroz, gotas perolados, pérolas, fios de ouro e prata, strass e pedras semi- preciosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário